sábado, 20 de agosto de 2016

CURSO INTENSIVO TÉCNICO EM JORNALISMO








CURSO INTENSIVO TÉCNICO EM JORNALISMO















PLANO DE CURSO
GRADE CURRICULAR
TÍTULO FINAL “TÉCNICO EM JORNALISMO”










ENTIDADES PROMOVENTES:
INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CARGA HORÁRIA: 1500 HORAS.
SISTEMA DE CRÉDITOS
Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS
REGIME EAD E SEMIPRESENCIAL
COORDENADOR:
Professor César Augusto Venâncio da Silva – Jornalista, Registro profissional no Ministério do Trabalho – 2881JP. Especialista. Psicopedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-Ce. Farmacologista Clínico pela Faculdade ATENEU. Licenciado em Biologia na Universidade Metropolitana de Santos. Escritor com diversos livros científicos publicados. Coordenador.
















S
istema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS).


O Sistema Europeu de Transferência de Créditos foi lançado inicialmente, em 1989, como um projeto-piloto no âmbito do Programa Erasmus.
O
 objetivo na altura era facilitar o reconhecimento dos períodos de estudo efetuado no estrangeiro pelos estudantes de mobilidade através da transferência de créditos.
E
nquanto um sistema de transferência, o ECTS disseminou-se por trinta países e foi adotado por mais de mil instituições de ensino superior.
Q
uarenta Estados aderentes ao Processo de Bolonha identificaram o ECTS como um dos pilares fundamentais do Espaço Europeu de Ensino Superior.
M
uitos países já adotaram o ECTS, legalmente, como um sistema de acumulação dentro dos seus próprios sistemas de ensino superior, e outros estão em vias de fazê-lo.
E
m alguns países, o ECTS tornou-se um requisito para fins de acreditação.
A
 Conferência de Zurique sobre Transferência e Acumulação de Créditos, organizada pela Associação das Universidades Europeias, realizada em Outubro de 2002, reafirmou o papel central do ECTS no ensino superior.
O
 ECTS irá ter um lugar crucial no desenho dos quadros nacionais e europeus de qualificações.
O
utros continentes, para além do Europeu, estão cada vez mais interessados em introduzir sistemas baseados no ECTS.
O
 ECTS torna os programas de estudo inteligíveis e fáceis de comparar.
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ode ser utilizado para todo o tipo de cursos e contextos de aprendizagem ao longo da vida.
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erve para os estudantes, em geral, e para os estudantes de mobilidade: pode funcionar em termos de acumulação de créditos dentro de uma instituição e de transferência de créditos entre instituições.
O
 ECTS ajuda os estudantes a moverem-se entre países, dentro de um país, cidade ou região, bem como entre diferentes tipos de instituições; pode ser inclusive alargado ao estudo independente e à experiência profissional.
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or todas estas razões o tão conhecido acrônimo “ECTS” remete agora para “Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos”.
O
 Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos é um sistema centrado no estudante e baseado no volume de trabalho requerido ao estudante para que este alcance os objetivos de determinado programa de estudos.
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stes objetivos são definidos preferencialmente em termos de resultados de aprendizagem e competências.
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 ECTS baseia-se no princípio de que 60 créditos medem o volume total de trabalho de um estudante a tempo inteiro.
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a Europa, esse volume de trabalho situa-se entre as 1500 e 1800 horas por ano e nesses casos um crédito corresponde a 25-30 horas de trabalho. Regra geral, 30 créditos equivalerão a um semestre e 20 créditos a um trimestre de estudos.
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o ECTS, os créditos apenas podem ser obtidos nos casos em que se verifique a aprovação do estudante nos trabalhos requeridos e uma avaliação correta dos resultados de aprendizagem atingidos.
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esultados de aprendizagem são conjuntos de competências que exprimem o que o estudante deverá saber compreender e fazer depois de completar o processo de aprendizagem.
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 volume de trabalho no ECTS consiste no tempo requerido para a realização de todas as atividades de aprendizagem previstas, tais como aulas presenciais, seminários, estudo independente, preparação de projetos, exames, etc.
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s créditos são atribuídos a todas as componentes educacionais de um programa de estudos (unidades curriculares, módulos, estágios, projetos, dissertações, etc.) e refletem a quantidade de trabalho requerido.
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 ECTS assenta em três elementos de base: informação (sobre os programas de estudo e os resultados do estudante), acordo mútuo (entre os estabelecimentos parceiros e o estudante) e utilização de créditos ECTS (valores que indicam o volume de trabalho do estudante).
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stes três elementos de base traduzem-se em três documentos-chave, a saber: dossiê de informação, contrato de estudos e transcrição do registro acadêmico.





















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