CURSO
INTENSIVO TÉCNICO EM JORNALISMO
PLANO
DE CURSO
GRADE
CURRICULAR
TÍTULO
FINAL “TÉCNICO EM JORNALISMO”
ENTIDADES
PROMOVENTES:
INSTITUTO
DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO
DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CARGA
HORÁRIA: 1500 HORAS.
SISTEMA
DE CRÉDITOS
Sistema
Europeu de Transferência de Créditos (ECTS
REGIME
EAD E SEMIPRESENCIAL
COORDENADOR:
Professor
César Augusto Venâncio da Silva – Jornalista, Registro profissional no
Ministério do Trabalho – 2881JP. Especialista. Psicopedagogo pela Universidade
Estadual Vale do Acaraú-Ce. Farmacologista Clínico pela Faculdade ATENEU.
Licenciado em Biologia na Universidade Metropolitana de Santos. Escritor com
diversos livros científicos publicados. Coordenador.
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Europeu de Transferência de Créditos (ECTS).
O Sistema Europeu de Transferência
de Créditos foi lançado inicialmente, em 1989, como
um projeto-piloto no âmbito do Programa Erasmus.
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objetivo na altura era facilitar o
reconhecimento dos períodos de estudo efetuado no estrangeiro pelos estudantes
de mobilidade através da transferência de créditos.
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nquanto
um sistema de transferência, o ECTS disseminou-se por trinta países e foi adotado
por mais de mil instituições de ensino superior.
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Estados aderentes ao Processo
de Bolonha identificaram o ECTS
como um dos pilares fundamentais do Espaço Europeu de Ensino Superior.
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uitos
países já adotaram o ECTS, legalmente, como um sistema de acumulação dentro dos
seus próprios sistemas de ensino superior, e outros estão em vias de fazê-lo.
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alguns países, o ECTS tornou-se um requisito para fins de acreditação.
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Conferência
de Zurique sobre Transferência e Acumulação de Créditos, organizada
pela Associação das Universidades Europeias, realizada em Outubro de 2002,
reafirmou o papel central do ECTS no ensino superior.
O
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ECTS irá ter um lugar crucial no desenho dos
quadros nacionais e europeus de qualificações.
O
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utros
continentes, para além do Europeu, estão cada vez mais interessados em
introduzir sistemas baseados no ECTS.
O
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ECTS torna os programas de estudo inteligíveis
e fáceis de comparar.
P
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ode
ser utilizado para todo o tipo de cursos e contextos de aprendizagem ao longo
da vida.
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para os estudantes, em geral, e para os estudantes de mobilidade:
pode funcionar em termos de acumulação de créditos dentro de uma
instituição e de transferência de créditos entre instituições.
O
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ECTS ajuda os estudantes a moverem-se entre
países, dentro de um país, cidade ou região, bem como entre diferentes tipos de
instituições; pode
ser inclusive alargado ao estudo independente e à experiência profissional.
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todas estas razões o tão conhecido acrônimo “ECTS” remete agora para “Sistema
Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos”.
O
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Sistema Europeu de Transferência e Acumulação
de Créditos é um sistema centrado no estudante e baseado no volume de trabalho
requerido ao estudante para que este alcance os objetivos de determinado
programa de estudos.
E
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stes
objetivos são definidos preferencialmente em termos de resultados de
aprendizagem e competências.
O
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ECTS baseia-se no princípio de que 60 créditos
medem o volume total de trabalho de um estudante a tempo inteiro.
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a
Europa, esse volume de trabalho situa-se entre as 1500 e 1800 horas por ano e
nesses casos um crédito corresponde a
25-30 horas de trabalho. Regra geral, 30 créditos equivalerão a um semestre
e 20 créditos a um trimestre de estudos.
N
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o ECTS, os créditos apenas podem
ser obtidos nos casos em que se verifique a aprovação do estudante nos
trabalhos requeridos e uma avaliação correta dos
resultados de aprendizagem atingidos.
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esultados
de aprendizagem são conjuntos de competências que exprimem o que o estudante
deverá saber compreender e fazer depois de completar o processo de
aprendizagem.
O
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volume de trabalho no ECTS consiste no tempo
requerido para a realização de todas as atividades de aprendizagem previstas,
tais como aulas presenciais, seminários, estudo independente, preparação de
projetos, exames, etc.
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créditos são atribuídos a todas as componentes educacionais de um programa de
estudos (unidades curriculares, módulos, estágios, projetos, dissertações,
etc.) e refletem a quantidade de trabalho requerido.
O
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ECTS assenta em três elementos de base:
informação (sobre os programas de estudo e os resultados do estudante), acordo
mútuo (entre os estabelecimentos parceiros e o estudante) e utilização de
créditos ECTS (valores que indicam o volume de trabalho do estudante).
E
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stes
três elementos de base traduzem-se em três documentos-chave, a saber: dossiê de
informação, contrato de estudos e transcrição do registro acadêmico.
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